As organizações que se comprometem verdadeiramente com uma condução íntegra e transparente de seus negócios constroem e projetam uma imagem positiva frente aos seus colaboradores, mercados onde atuam, e na sociedade em geral. Além do respeito às leis do país, a organização deve ter um Código de Conduta que seja uma diretriz de sócios, administradores e funcionários. O documento deve refletir ou, materializar, os valores e normas definidos pelos proprietários.
O Código de Ética e Conduta pode também definir responsabilidades sociais e ambientais. Deve refletir adequadamente a cultura da empresa e enunciar, com total clareza, os princípios em que está fundamentado, para abranger o relacionamento entre conselheiros, diretores, sócios, funcionários, fornecedores e demais partes interessadas (stakeholders). Deve ainda apresentar caminhos para denúncias ou resolução de dilemas de ordem ética (canal de denúncias).
Seis princípios básicos do Código de Ética e Conduta:
1. Confiabilidade: honestidade, integridade e lealdade;
2. Respeito: direitos humanos;
3. Responsabilidade: assumir as responsabilidades pelos atos decorrentes de suas atividades;
4. Justiça: ser justo e imparcial;
5. Ser cuidadoso: evitar danos e prejuízos desnecessários para a corporação;
6. Cidadania: obedecer às leis do município, estado e país.
Benitez Buzzi