05/07/2023

REGISTRO 1601

Neste vídeo é abordado todos os aspectos atinentes ao registro 1601 da EFD ICMS/IPI relativo as operações com instrumentos de pagamentos eletrônicos. Assista o vídeo até o final e confira exemplos práticos.



27/06/2023

TRIBUTAÇÃO DO PIS E COFINS SOBRE RECEITA FINANCEIRA – REGIME CUMULATIVO

Antes de iniciarmos, precisamos entender qual a base de cálculo do PIS e da COFINS nas empresas enquadradas no lucro presumido. Segundo a legislação vigente, o valor que servirá como base para cálculo das contribuições é o faturamento do mês. Faturamento tem como definição a receita bruta, proveniente da venda de bens nas operações de conta própria, do preço dos serviços prestados e do resultado auferido nas operações de conta alheia. Considerando que se aplicam à COFINS subsidiariamente e no que couber, as disposições referentes ao imposto de renda, devemos nos atentar às tratativas desse tributo. Segundo a legislação do imposto de renda, será classificado como lucro bruto o resultado da atividade de venda de bens ou serviços que constitua objeto da pessoa jurídica. Quer saber mais sobre a tributação do PIS e COFINS sobre a receita financeira? Então assista esse vídeo até o final.



22/05/2023

RESSARCIMENTO DE PIS E COFINS

Os créditos da Contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins que não puderem ser utilizados no desconto de débitos das respectivas contribuições, poderão ser objeto de ressarcimento ou compensação, se decorrentes de custos, despesas e encargos vinculados às receitas resultantes das operações de exportação de mercadorias para o exterior, da prestação de serviços a pessoa física ou jurídica residente ou domiciliada no exterior cujo pagamento represente ingresso de divisas, e das vendas a empresa comercial exportadora com o fim específico de exportação. Poderão também na hipótese de vendas efetuadas com suspensão, isenção, alíquota 0 (zero) ou não incidência. Informo ainda, que poderão ser objeto de ressarcimento ou compensação os créditos presumidos da contribuição para o PIS e COFINS de acordo com a legislação vigente. Quer saber mais sobre o assunto? Então assista esse vídeo até o final.



26/04/2023

PROGRAMA DE INCENTIVO À CULTURA - ICMS SC

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) é um programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do ICMS. O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269, de 04 de maio de 2021. A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação, precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda. Para mais informações sobre esse assunto, assista esse vídeo até o final!



02/03/2023

VENDA FORA DO ESTABELECIMENTO - ICMS SC

A operação de venda fora do estabelecimento, também conhecida como venda ambulante, refere-se a remessa de produtos, sem um destinatário certo, onde a venda efetiva, geralmente é feita por meio de veiculo ou em eventos e feiras. Para isso é preciso se atentar em relação à emissão de documentos fiscais que acobertem a operação. Para saber mais assista ao vídeo ate o final.



Newsletter

Receba as informações em seu email.


LOGO

47 3376 2220 | fiscallsolucoes.com.br
Atendimento na sede do Grupo FiscALL: Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430
Centro | Jaraguá do Sul | SC