02/08/2022

RECOLHIMENTO AOS FUNDOS - ICMS SC

Um dos critérios para a utilização do Tratamento Tributário Diferenciado (TTD) em Santa Catarina é o recolhimento de fundos ao estado. Através da publicação do Decreto n° 1.845/22 no DOE/SC, ficam introduzidas algumas alterações ao RICMS/SC. Veja no vídeo quais são essas atualizações.



07/07/2022

Subvenção para Investimento e seus Efeitos Tributários

A subvenção para investimento é um assunto muito recorrente no mercado tributário, especialmente em relação à incidência tributária. Sabemos que inúmeros estados concedem incentivos aos contribuintes que acabam refletindo no resultado de maneira positiva, sendo, portanto, caracterizados como receita. A grande dúvida que cerca as entidades é a maneira correta de tratar as subvenções tributariamente. Nesse vídeo te explico as tratativas do lucro real e ainda comento sobre as empresas do lucro presumido. Confira!



23/06/2022

Estoque de Abertura - PIS e COFINS

Um dos grandes pontos a se avaliar na migração de regime tributário é o direito creditório dos tributos pagos sobre o estoque existente na entidade. Na migração para o regime não cumulativo de PIS e COFINS, por exemplo, temos de forma explícita na legislação, a possibilidade da tomada de crédito presumido. Contudo, devemos nos ater a algumas regras, principalmente quanto à periodicidade da manutenção dos referidos créditos. Nesse vídeo te explico como essa sistemática funciona. Confira!



17/06/2022

Os efeitos do PAT no Imposto de Renda

Neste vídeo é abordado o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) e seu impacto no imposto sobre a renda das pessoas jurídicas. O PAT é um programa que beneficia os empregados através de uma alimentação adequada em seu ambiente de trabalho, e também, o empregador, o qual, pode obter vantagem tributária para a empresa na apuração do IRPJ pelo regime tributário Lucro Real. Assista o vídeo até o final e confira todos os aspectos inerentes ao assunto.



02/06/2022

Equiparação a Industrial

Sabemos que o estabelecimento industrial é contribuinte do IPI, sendo responsável, portanto, por tributar esse imposto nas saídas dos produtos de seu estabelecimento. O que ocorre na prática, perante a legislação do IPI, temos situações de equiparação a industrial. Isso mesmo, empresas que não são industriais, mas também são contribuintes do IPI. Nesse vídeo te mostro alguns casos previstos na legislação de modo que você saiba de uma vez por todas, que não é apenas o estabelecimento industrial que terá IPI nas suas saídas.



Newsletter

Receba as informações em seu email.


LOGO

47 3376 2220 | fiscallsolucoes.com.br
Atendimento na sede do Grupo FiscALL: Cel. Procópio Gomes de Oliveira, 430
Centro | Jaraguá do Sul | SC